sábado, 24 de março de 2012

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose



Foto: Mehau Kulyk/Science Photo Library/Corbis
De um dia para o outro você começa a tossir. Pode pensar que está gripado ou com alergia, mas há algo diferente. Na hora do “cof, cof” uma secreção é expelida, mas a priori nada que seja necessária a atenção. Você toma remédios para tosse e ela não passa e depois de três semanas a intensidade aumenta e no lugar da secreção aparece sangue ou pus. É… Este é um forte indício de que você pode estar com tuberculose. Algumas pessoas não apresentam sintomas da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses (e até anos). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas são mais frequentemente visíveis.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos. A Índia e a China representam 40% dos casos notificados e o Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo.
As metas internacionais estabelecidas pela OMS e pactuadas pelo governo brasileiro são de descobrir 70% dos casos de tuberculose estimados e curá-los em 85%. A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. Está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica na não adesão dos portadores e/ou familiares/contactantes. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente agravam ainda mais o problema da doença no mundo.
Para combater a doença o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha para conscientizar a população sobre cuidados e tratamentos para enfrentamento à enfermidade.
Entenda a doença – A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Ela afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A transmissão da tuberculose acontece de pessoa para pessoa. Ou seja, ao falar, o portador da doença expele pequenas gotas de saliva que contêm agente infeccioso que pode se aspirado por outro indivíduo e assim contaminá-lo. Junto com o desconforto da tosse, também aparece um cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a prevenção e o tratamento para a doença. Durante o período de vacinação a BCG serve para imunizar as crianças. O tratamento para as pessoas que possuem a tuberculose é feito à base de antibióticos 100% eficaz. Durante os dez primeiros dias de tratamento os sintomas da doença são minimizados, no entanto, não pode haver abandono. A cura leva seis meses, e em alguns casos o paciente acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário