sábado, 27 de abril de 2013

SINDSEPMA é contra aulas aos sábados



A direção do Sindsepma é contra aulas aos sábados veja teor do ofício encaminhado a secretária de educação:

Of nº . 20

Araioses-MA, 24 abril de 2013

Ilmª . Senhora. Jackeline Pimentel Dias Carneiro

Secretaria Municipal de Educação - Araióses-MA.

Assunto: Suspensão das aulas aos sábados

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ARAIOSES-MA, CNPJ nº 04.650.573/0001-11, registrado no (Ministério do Trabalho e Emprego) com código Sindical 98108-7 com sede na Rua Central, s/nº, bairro Centro, Araioses/MA, representando seus associados SERVIDORES DAS EDUCAÇÃO: Sr.ª Secretária os servidores da educação, permanecem em seus respectivos locais de trabalho durante todo o ano, cumprindo regularmente a carga-horária interrompidos somente nos períodos de férias: os professores em janeiro férias e recesso em julho; os demais servidores férias intercalados conforme escala. A carga horária dos professores são de 20 horas semanais ( sendo 1/3 para atividades extraclasse ), e os demais servidores de 30 horas semanais. O município não passou por nem nenhuma catástrofe natural (enchentes, terremotos e ou outros ), que caracterizassem um estado de calamidades pública com suspensão das aulas. Por tanto não há nem uma motivação para justificar o sacrifício do sábado dos servidores. Ainda assim, as referidas aulas aos sábados, caracterizam horas extras e devem ser remuneradas e não foi negociada nem uma proposta compensatória. Diante do exposto o SINDSEPMA, através de seu represente legal, vem requerer desta Secretaria que sejam tomadas providencias para suspensão das aulas aos sábados.





Atenciosamente.



José Arnaldo Souza Machado

PRESIDENTE

Internauta publica vídeo de mulher sendo decapitada, e Facebook não retira gravação do ar



Um vídeo que mostra uma mulher sendo decapitada, publicado na tarde desta sexta-feira (26) por um usuário brasileiro do Facebook, está causando polêmica nas redes sociais por seu conteúdo violento. Mesmo após ser denunciada, a gravação não foi retirada do ar pela rede social.

Com duração de 59 segundos, o vídeo mostra uma mulher ajoelhada, de mãos atadas e de frente para a câmera.

Ela é segurada pelos cabelos por um homem de boné branco e que usa um capuz preto sobre o rosto.

O usuário que publicou o vídeo não indica o local nem a data de gravação. No entanto, é possível notar o carrasco falando espanhol e dizendo a palavra “Zetas”.

“Los Zetas” são um grupo mexicano de narcotraficantes, conhecido por perseguições, massacres e execuções violentas, dentre elas a decapitação.

Além do México, o grupo também atua em países da América Central, como a Guatemala.

O vídeo causou indignação em usuários das redes sociais. Nos comentários do próprio vídeo, enquanto alguns perfis perguntavam o motivo da crueldade, outros diziam concordar com o ato já que a mulher, supostamente, teria cometido outros crimes violentos.

No Twitter, o perfil @nanamelon questiona a publicação do vídeo. “Peitos: não pode. Decapitação: pode. Essas regras do Facebook são uma metáfora do mundo e do porquê ele tá essa b****”.

Quando o R7 assistiu ao vídeo, ele já tinha sido compartilhado 21 vezes e “curtido” por outras dez pessoas.

Facebook não retira vídeo do ar

A assessoria de imprensa do Facebook no Brasil já está sabendo do vídeo desde o final da tarde de hoje. No entanto, até a publicação desta reportagem, a gravação ainda não tinha sido retirada do ar.

Segundo comunicado oficial da empresa, por meio de sua assessoria, “as pessoas estão compartilhando este vídeo para condená-lo”.

A assessoria não confirmou ao R7 se o vídeo será retirado da rede social, mas declarou que: “Embora o vídeo seja chocante, nossa postura está fundamentada na preservação dos direitos das pessoas de descrever, representar e comentar sobre o mundo em que vivem”. Ao final, leia a nota completa do Facebook.

Uma das formas de retirar do Facebook um material com conteúdo ofensivo é por meio da denúncia dos usuários que se sentirem lesados.

O R7 denunciou o vídeo usando o mecanismo do próprio Facebook, mas recebeu como resposta a informação de que a denúncia tinha sido avaliada e que o vídeo “não foi removido” porque “não viola os Padrões da comunidade do Facebook em violência gráfica”.

Leia a resposta do Facebook à denúncia do R7:

“Agradecemos sua denúncia. Analisamos o vídeo denunciado, mas concluímos que ele não viola os Padrões da comunidade do Facebook em violência gráfica, incluindo sinais de danos a alguém ou a algo, ameaçadas à segurança pública ou roubo e vandalismo”.

Nota oficial do Facebook:

"As pessoas estão compartilhando este vídeo para condená-lo. Da mesma forma como programas jornalísticos na televisão usam imagens inquietantes mostrando atrocidades, as pessoas podem compartilhar vídeos inquietantes no Facebook com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre ações ou causas. Embora o vídeo seja chocante, nossa postura está fundamentada na preservação dos direitos das pessoas de descrever, representar e comentar sobre o mundo em que vivem."

VEJA O VIDEO AQUI CENAS FORTES 

R7

sexta-feira, 26 de abril de 2013

RAIO ATINGE CASA E FERE MORADORES EM ÁGUA DOCE-MA



Durante uma forte tempestade que caiu na tarde da última terça-feira, 23, um raio atingiu uma residência no povoado Baixão do Poço, município de Água Doce ferindo os moradores e queimando eletrodomésticos.

Segundo a dona de casa, Josélia Souza da Costa, ela se encontrava no interior da residência junto com seus dois filhos, Welinton da Costa, 11 anos, e Vinícius da Costa Santos, 12 anos, quando um clarão iluminou toda a casa assustando a todos. 

O raio atingiu a casa e por extensão a instalação elétrica queimando eletrodomésticos e eletroeletrônicos, móveis e alguns cômodos da casa. As crianças que estavam descalças também foram atingidas pela descarga elétrica e ficaram com pequenas lesões.

Na hora do acidente o esposo de dona Josélia, estava no trabalho, e só soube do ocorrido quando chegou em casa e se deparou com os estragos.
Devido às perdas materiais, a família pede ajuda às pessoas e ao poder público, com alimentos e transporte para que os filhos realizem exames para saber se houve alguma seqüela nas crianças.


FONTE: CIDADE DIÁRIO COM INFORMAÇÕES DE IMPARCIAL ARAIOSES

terça-feira, 23 de abril de 2013

ADVOGADOS DA PREFEITA VALERIA TENTAM MAIS UMA VEZ ANULAR AUDIÊNCIA.



Na manhã dessa segunda-feira(22), foi realizado a primeira audiência entre a atual prefeita Valeria Leal e Luciana Trinta. Enfrente ao fórum da cidade formou-se uma verdadeira multidão, alguns com cartazes de apoio a ex-prefeita  Luciana ,todos esperando o desfecho do primeiro dia de audiência . Foram ouvidas testemunhas de ambas as  partes pela a meritíssima juíza Gerusa de Castro Duarte Mendes Fontinele Vieira presidente da 2ª vara da comarca de Araioses . 
Luciana Trinta
A pauta em discussão era a doação de combustível pela a atual prefeita Valeria Leal que na época era candidata pela  eleição ao cargo majoritário. A  distribuição de combustível foi realizada dias antes da eleição no Posto São Francisco localizado na  entrada da cidade. Um cinegrafista registrou o ocorrido de captação ilícita de  sufrágio  o que caracteriza  crime eleitoral e compra de votos .
Durante os depoimentos  mais uma vez os advogados da prefeita  valeria tentam anular a audiência, alegando a autenticidade de  novas  provas apresentadas  pela a ex-prefeita Luciana Trinta. Antes do inicio da audiência o pai da prefeita Valeria ,Manim Leal quis se infiltrar  dentro  da sala para participar da audiência, mas foi percebido pela juíza que pediu para o mesmo se retirar pois ele não era testemunha e  não fazia parte do processo .
Valeria do Manim
 Em depoimento a única testemunha  de acusação Dona Conceição  que por coincidência foi candidata a vereadora  pelo (PSD) apoiando assim a ex-prefeita  Lucina  Trinta nas eleição, se contradisse várias vezes em seu depoimento deixando duvidas para os advogados nos altos do processo.   
Amanhã  terça-feira acontecera a segunda parte da  audiência, tendo em pauta as seguintes questões : Família itinerante, abuso de poder político e econômico da atual prefeita, o que pode levar a cassação e anulação do diploma da prefeita  de Araioses Valeria Leal. A  juíza  mais uma vez ouvira testemunhas de ambos os lados , encaminhando  os  depoimentos dos  ouvidos para o (TRE) Tribunal Regional Eleitoral para julgamento final.

domingo, 21 de abril de 2013

UNIDADE MÓVEL DO VIVA CIDADÃO SE ENCONTRA EM ARAIOSES.


Você que esta com o objetivo de tirar sua CNH carteira nacional de habilitação, e ainda não fez porque sua identidade (RG) e antiga ; a oportunidade é esta, procure a  unidade móvel do Viva Cidadão na praça do Viva Araioses para tirar  a 2° Via do RG.
A unidade móvel do Viva Cidadão, que possibilita a emissão de documentos, como Carteira de Trabalho, Identidade ou RG, CPF e Título de Eleitor,se encontra em Araioses.Pais,Jovens Araiosenses, você que inda não estar com sua documentação se dirija até o posto da unidade móvel  . A unidade móvel ficará do dia (20) do corrente mês até o dia 1º Maio tendo o atendimento das 08:00hr, da manhã até as 17:40.

OBS: Quando você estiver com sua nova identidate em mãos, e queira realizar o sonhor de tirar sua CNH ,entre em contato com  a Auto Escola Coutinho e fale com Herzi Silva  pelo fone (98) 96052244 - 87103677.

sábado, 20 de abril de 2013

Mulher se passa por funcionária do TRE para ameaçar testemunhas de processos contra prefeita




Mesmo com medo testemunhas resolveram flagrar as ações e revelar a armação 
Testemunhas dos processos que pedem a cassação da prefeita de Coroatá, Tereza Murad, estão sendo intimidadas e ameaçadas, segundo afirmam testemunhas que sofreram intimidação. 

De acordo com informações algumas testemunhas foram visitadas por pessoas ligadas a prefeitura que ao adentrarem na casa fazia ameaças com o objetivo de itimida-las. 

Ainda segundo as informações para irem nas casas das testemunhas tais pessoas se passam por funcionários do TRE como mostra fotos feitas por pessoas ameaçadas, nas fotos uma mulher que seria ligada a prefeitura da cidade se passa por uma funcionária do TRE para ameaçar os espectadores. 

Os processos que pedem a cassação da prefeita Tereza Murad serão julgados nos dias 23 e 24 de Abril, apesar de terem ficado com medo das intimidações, testemunhas resolveram flagrar as ações e a armação foi revelada. 

Fonte Maicon Sousa 

Aguá Doce do Maranhão esta de Luto,

Joaquim  Dentista 
Faleceu nesta manhã de sábado 20/04/2013, o Senhor Joaquim mais conhecido como Joaquim Dentista.
Joaquim  Dentista foi candidato a prefeito na cidade de Água Doce do Maranhão nas eleições de 2012 apoiado pelo ex-prefeito José Eliomar da Costa Dias. 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Luis Fernando entrega em Tutóia estrada recuperada




O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, entregou, na manhã desta quarta-feira (17), a obra de recuperação de 41,25 km da rodovia MA 034, no trecho que liga o município de Tutóia à localidade Cana Brava. A recuperação da estrada gerou 130 empregos diretos e investimento realizado pelo Governo do Estado foi de R$ 9.887.426,82.

Acompanharam o secretário Luis Fernando na solenidade de inauguração, o prefeito de Tutóia, Diringa Baquil, além de oito prefeitos da região, ex-prefeitos, vereadores e dezenas de representantes da comunidade local.

Para Luis Fernando, a entrega da estrada, com toda sinalização vertical e horizontal implantada, e com todo rigor de qualidade observado, é uma prova da responsabilidade do Governo do Estado no uso dos recursos públicos.



– Estamos mostrando que é possível fazer obras públicas com qualidade – pontuou o secretário, que ressaltou a importância econômica e social da estrada, não somente para Tutóia, mas para toda região.

Luis Fernando reforçou o compromisso do Governo do Estado de continuar construindo estradas e investindo em infraestrutura nos municípios do Maranhão, por meio de parcerias.

– O nosso governo é do sim para o trabalho, para o crescimento dos municípios e para desenvolvimento do nosso estado – frisou o secretário.

O prefeito do município de Tutóia, Diringa Baquil, se disse muito agradecido e confiante com as ações do governo na região.

– Quero agradecer ao à governadora Roseana Sarney e ao secretário Luis Fernando por terem atendido ao nosso pedido de restauração dessa estrada que estava em péssimo estado – ressaltou.

Em nome de demais gestores municipais da região, Diringa Baquil agradeceu ao governo pela construção de outras estradas como as de Tutóia a Paulino Neves e a de Paulino Neves a Barro duro, que segundo ele, tem contribuído significativamente para o crescimento dos municípios, sobretudo por meio do setor turístico.

Participaram da solenidade, os prefeitos Rocha Filho (Água Doce), Carmem Neto (Mata Roma) Valéria Leal (Araioses) Neide Meireles (Santa Quitéria) Rafael Mesquita (Buriti) Raimundinho Filho (Paulino Neves) José Augusto (Milagres do Maranhão) e Francisca Valentim (Santana do Maranhão).
Portal GI

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dois ônibus se chocam de frente na BR-316 no Maranhão



Acaba de ocorrer um gravíssimo acidente entre dois ônibus em frente ao Motel Arco-íris, na BR-316. Um dos veículos envolvidos é um micro-ônibus da Empresa Neto Turismo, placas NHH-7289, Bacabal-MA.

O outro ônibus pertence a empresa Santa Clara, placas NPO -5821, Fortaleza-CE. O acidente teria ocorrido após um dos veículos tentar desviar de um jumento que atravessava a pista.

O número de vítimas fatais até o momento é de 3 pessoas. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local. Mortos e feridos foram levados para o Pronto Socorro Municipal pelas ambulâncias do SAMU. Uma das vítimas morreu a caminho de Alto Alegre do Maranhão.

O motorista da empresa Neto Turismo está entre as vítimas que vieram a óbito no local do acidente. A identidade do mesmo não foi confirmada ainda. O secretário de saúde do município só soube da fatalidade horas após,  depois de receber uma ligação enquanto jantava na Pizzaria Blitz.

Lá já se encontravam o prefeito José Alberto e o Deputado Federal Alberto Filho. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Morre em São Luís o prefeito de Cidelândia




Morreu na manhã desta segunda-feira (15) o prefeito de Cidelândia, Augusto Alves Teixeira (PMDB).

Neto Teixeira, como era conhecido, morreu às 10h30 no Hospital Carlos Macieira, onde se encontrava internado há vários dias após ser acometido de grave doença provocada por um fungo no cérebro.

Segundo informações da família, os problemas do prefeito começaram no ano passado.

O fungo na pele o fez iniciar tratamento em São Paulo. Por conta da campanha eleitoral, ele voltou ao Maranhão e abandonou os cuidados. O problema se agravou e, através da corrente sanguínea, o fungo chegou ao cérebro.

O prefeito elegeu-se em Cidelândia com 42,82% dos votos válidos (foram 3.179 sufrágios). Com a morte dele, assume o vice-prefeito, Ivan Antunes (foto ao lado), também do PMDB.

Neto Teixeira estava cumprindo o seu segundo mandato de prefeito naquela cidade. Político muito carismático, de estilo populista, era muito querido pelos seus eleitores.

O corpo será levado de avião ainda hoje para o município onde será velado na Câmara de vereadores.
GI PORTAL

domingo, 14 de abril de 2013

Ex Secretário de Comunicação de Araioses, apresenta melhoras.




Jornalista Emerson Marinho, ex Secretario de Comunicação do Município de Araioses, apresenta melhoras em seu quadro de saúde. O jornalista a mais de duas semanas vinha se reclamando de dores e inchaços por todo corpo.

Após realizar alguns exames e ser medicado previamente enquanto aguarda os resultados, o profissional que
deixou muita saudade aos Araiosenses, disse ao nosso site que se sente melhor e já se encontra em casa descansando.

Ao saber do estado clinico do jornalista, muitas pessoas manifestaram preocupação. Alguns amigos externaram: “Emerson Marinho, foi muito importante para algumas mudanças que aconteceram no jeito de se fazer comunicação em Araioses.Ele tem um legado aqui”.

Emerson Marinho é jornalista graduado pela Universidade Estadual do Maranhão. Em Araioses, foi Secretário de Comunicação e diretor de jornalismo da TV Difusora local.Coordenou vários trabalhos na área de comunicação e formação de novos agentes de mídia neste município.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Carreta carregada de ouro colide com caminhão Baú no município de Tumtum


Uma carreta de cor vermelha que trafegava na BR 226 colidiu com um caminhão baú por volta das 8:00hrs da manhã desta sexta-feira, 12/4, nas proximidades do campo de futebol do povoado Arara, município de Tuntum.
O choque provocou ferimentos graves no motorista da carreta que teve uma das pernas dilacerada e a outra com fraturas. O motorista do caminhão baú, segundo informações, saiu praticamente ileso.
A carreta transportava tomate e parte de sua carga ficou destruída, no momento em que o tomante vira piada nas redes sociais, surge um prejuízo desse com uma carga que agora vale ouro. O que pode ser aproveitado foi levado pelos moradores do povoado e por condutores de veículos que passavam pelo local. 
 Blog do Lobão

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Adiada mais uma vez a audiência que confrontará Luciana Trinta e Valéria Leal


Alegando dores nos rins, os advogados da atual prefeita de Araioses, pediram o adiamento da audiência que ouviria Valeria Leal, acusada de abuso de poder econômico nas ultimas eleições para o executivo municipal.
Luciana Trinta
Prefeita Valeria do Manim

Com o adiamento para os dias 21 e 22 do corrente mês, alem do aumento da expectativa por parte da população, crescerá também o questionamento: Do que esta turma está com medo?Já que por todos os lados a um exército de Valerianos, tentando tranquilizar os simpatizantes, afirmando que tudo não dará em nada.
A audiência marcaria também o primeiro encontro de Luciana Trinta e Valeria, o que provocou muita expectativa na população. Mesmo sabendo que nenhum desfecho do processo aconteceria de imediato,houve grande movimentação para acompanhar o andamento dos trabalhos do tribunal neste dia.


E como não é possível adiar por motivo de doença por mais uma vez, esperamos que a senhora Valeria não nos surpreenda com outra desculpa para não comparecer.A final quem não deve não teme.

Marcio Maranhão

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Eleições proporcionais devem ser em dois turnos



Discute-se no país qual o melhor modelo para a votação proporcional, aquela que elege vereadores e deputados estaduais e federais. Hoje, temos o sistema baseado em listas abertas, em que os partidos apresentam seus candidatos sem uma ordem predeterminada, competindo aos eleitores defini-la segundo o número de votos atribuído a cada candidato.

A lista aberta é censurada por favorecer o clientelismo (o elo de sujeição entre eleitores e candidatos baseada na concessão de favores e benefícios) e enfraquecer as agremiações partidárias, por instituir o duelo interno entre os integrantes de um mesmo partido ou coligação. E não permitir discussões ideológicas. Além disso, como boa parte dos eleitores não entende o sistema e não sabe que o voto dado ao candidato também é dado ao partido, para formação do quociente partidário, há um certo desconforto com a chamada “transferência de votos”.

A lista fechada e bloqueada (lista preordenada pelo partido) é por vezes apontada como o melhor antídoto. Ela teria o condão de fortalecer os partidos, suprimindo a luta interna, que só existiria até a convenção que definiria a ordem dos candidatos. A partir daí, todos marchariam coesos para a votação. Os eleitores votariam apenas nos partidos, conforme a lista nominal por eles apresentada. O número de votos obtido por cada partido definiria a proporção com que estaria presente no parlamento.

Entretato, esse modelo é recusado pela sociedade brasileira, que desconfia da capacidade dos partidos políticos de definirem com a devida isenção a ordem com que os candidatos figurariam na lista e, por isso, prefere votar em nomes.

O voto em lista fechada desbloqueda (ou voto preferencial), em que o eleitor opta por um partido e, na mesma oportunidade, por um candidato, em nada difere essencialmente da vigente lista aberta. Igualmente favorece a manutenção vínculos personalistas e de patronato, preterindo o saudável debate ideológico.


terça-feira, 9 de abril de 2013

Tribunal Superior do Trabalho mantem decisão que indeferiu adicional de insalubridade a agente comunitária de saúde do município de Araioses (MA)

Imagem ilustrativa 


Uma agente comunitária de saúde do município de Araioses (MA) que pretendia receber adicional de insalubridade não teve seu recurso de revista conhecido pela Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Como não ficou demonstrada sua alegação de que tinha contato com portadores de doenças infectocontagiosas, a Turma concluiu pela impossibilidade de enquadrá-la nas atividades insalubres previstas na Norma Regulamentadora n° 15 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na inicial, a agente de saúde afirmou fazer jus ao adicional por estar submetida a riscos de natureza biológica e física, já que lidava diretamente com pessoas doentes e exercia suas atividades exposta à radiação solar. Com base em laudo pericial que concluiu que a função desempenhada era insalubre em grau médio, o juízo de primeiro grau deferiu o pedido da trabalhadora e condenou o município ao pagamento do adicional.

Ao analisar recurso ordinário do município, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) afastou a conclusão pericial e excluiu a condenação, pois concluiu que as atividades inerentes à função de agente comunitário de saúde, nos termos da Portaria n° 2048/09 do Ministério da Saúde, são predominantemente preventivas e não se enquadram ao anexo n° 14 da NR 15 do MTE, que lista as atividades insalubres em razão do contato com agentes biológicos. Os desembargadores explicaram que a situação do agente comunitário é "diferente do caso de quem trabalha em hospitais ou mesmo dos agentes de combate às epidemias, pois estes, de fato, se expõem em contato permanente ou intermitente".

O caso chegou ao TST por meio de recurso de revista interposto pela agente de saúde. Para viabilizar o conhecimento do apelo, ela apresentou julgados de outros TRTs e alegou violação aos artigos 189 e 190 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que tratam de atividades ou operações insalubres.

O relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga (foto), ao não conhecer do recurso, esclareceu que as violações alegadas não ocorreram, uma vez que o Regional afirmou que não havia provas de que a agente mantivesse contato com portadores de doenças infectocontagiosas, o que impossibilitou o enquadramento de suas atividades como insalubre. O ministro também afirmou a impossibilidade de conhecimento do apelo por divergência jurisprudencial, pois os julgados apresentados foram inespecíficos, já que partiam do pressuposto de que o agente manteve contato com aquele tipo de paciente.
A decisão foi unânime.
Fonte: TST - Tribunal Superior do Trabalho

Maranhão é investigado por desvio de recursos da Merenda Escolar



Mais uma vez o Maranhão volta a ocupar papel de destaque negativo na imprensa nacional. E como não poderia deixar de ser, por desvio de recursos públicos que infelicitam milhares de crianças estudantes da rede pública dos município

A investigação pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Ministério da Educação encontrou desvio da verba destinada para a merenda escolar em 13 estados brasileiros e em vários municípios do Maranhão.

Na cidade de Balsas, por exemplo, as licitações nos períodos de 2011 e 2012 foram fraudulentas e viciadas. O frango comprado para distribuição nas escolas daquela cidade não tinha freezer para armazenamento e os alimentos acabavam ficando estragados.

Vejam maiores de talhes em matéria abaixo do jornal O Globo:

Alunos na cidade de Balsas (MA) sem terem onde comer suas merendas, segundo  relatório da CGU Divulgação/CGU
Alunos na cidade de Balsas (MA) sem terem onde comer suas merendas, segundo relatório da CGU Divulgação/CGU
Alunos na cidade de Balsas (MA) sem terem onde comer suas merendas, segundo relatório da CGU Divulgação/CGU


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Filho do deputado Cesar Pires é sequestrado em São Luís

foto sequestro5


SÃO LUÍS - O filho do deputado estadual Cesar Pires foi sequestrado na tarde desta segunda-feira (8). O empresário Cesar Filho foi abordado por dois homens armados quando estava estacionando o seu carro para ir ao seu escritório no centro de São Luís - veja, no blog jornalista Daniel Matos, fotos do sequestro.

foto sequestro4

foto sequestro3

foto sequestro6

A Secretária de Cesar Filho viu a ação dos bandidos e acionou a Polícia Militar, que logo saiu em busca dos sequestradores e começou uma perseguição.


ARAIOSES DEIXARÁ DE RECEBER RECURSO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA E SAÚDE BUCAL



Araioses é um dos 64 municípios maranhenses que ficarão sem receber recursos em dinheiro oriundos do Ministério da Saúde que atende aos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Também foi bloqueado os pagamentos dos agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Em todo o Brasil foram 479 municípios que tiveram repasses suspensos pelo Ministério da Saúde. O fato ocorreu devido a irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Os agentes são proibidos de acumular dois cargos ou empregos públicos e se cadastrar em mais de uma equipe do programa, como estes quebraram essas regras terão os recursos suspensos. De acordo com o Ministério da Saúde, a responsabilidade das equipes é acompanhar um número definido de famílias em uma comunidade; atuar na promoção da saúde; prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde das comunidades.

Para os araiosenses essa notícia não é nenhuma novidade, pois o que se viu nos últimos meses foi um total desrespeito do governo municipal com os seus munícipes e com o emprego devido e regular dos recursos públicos. O tão propalado “governo PÉ NO CHÃO”, em sua essência, o que pretendia era deixar os araiosenses de fato, com o PÉ NO CHÃO.

OUTRAS CIDADES

As cidades que apresentam irregularidades estão divididas da seguinte forma: quatro do Acre, oito de Alagoas, cinco do Amazonas, um do Amapá, 75 da Bahia, 40 do Ceará, cinco do Espírito Santo, sete de Goiás, 62 de Minas Gerais, quatro de Mato Grosso do Sul, 12 de Mato Grosso, 19 do Pará, 22 da Paraíba, 35 de Pernambuco, 13 do Piauí, 20 do Paraná, nove do Rio de Janeiro, 15 do Rio Grande do Norte, um de Rondônia, dois de Roraima, 13 do Rio Grande do Sul, 13 de Santa Catarina, 13 de Sergipe, nove de São Paulo, e oito do Tocantins.

CIDADES MARANHENSES

Esta é a lista completa das 64 cidades maranhenses que deixarão de receber os recursos do programa Saúde da Família e Saúde Bucal:  Alcântara, Altamira do Maranhão, Araioses, Axixá, Bacabal, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Cantanhede, Capinzal do Norte, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Cidelândia, Codó, Coroatá, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Governador Archer, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Guimarães, Igarapé do Meio, Junco do Maranhão, Lago Verde, Matinha, Milagres do Maranhão, Miranda do Norte, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pedreiras, Pedro do Rosário, Penalva, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Pirapemas, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Helena, Santa Inês, Santo Amaro do Maranhão, São Domingos do Maranhão, João Batista, São João do Carú, São João do Paraíso, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Vicente Ferrer, Tuntum, Turilândia, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim, Zé Doca.
Confira a lista da Portaria 546/2013
FONTE: CIDADE DIÁRIO

Em apenas quatro mês de 2013 já pagamos mais de 450 Bilhões de Reais em Imposto (Somos a república dos abutres!)



Imagem do impostometro 
A nossa falta de coragem, a nossa estagnação fez do nosso país o que ele é hoje. Nós somos o culpados!
O nosso conivente silêncio fez com que essa corja que nos governa criar o ambiente que eles queriam para os favorecer!
O nosso conveniente e covarde silêncio.
A nossa cultura egoísta e hipócrita de só acreditar no que vê deixou ao vento o que pagamos em impostos para que eles usem como bem querem.
Somos burros por não saber para que pagamos impostos! Para quê pagamos impostos?
Somos hipócritas pois xingamos, nos revoltamos, mas em nosso conivente e covarde silêncio na hora que precisamos, nos calamos, não agimos, fingimos que nada existe ou que nada tem solução.
Poderíamos ser o que quisermos, mas não acreditamos, ignoramos!
E por mais que não saibamos ou admitimos, somos completos idiotas pois aquilo que ignoramos se volta contra nós de diversas formas.
A violência, o marginal, a pobreza, a falta de cultura, a falta de saúde, a falta de infraestrutura, tudo isso é reflexo da nossa ignorância em não enxergar que é responsabilidade nossa!
O que você ganha, poderia estar ganhando o dobro se não houvesse impostos.
E os seus impostos, que você paga para ter retorno em benefício é utilizado para bancar as regalias desses chamados representantes do povo mas que são verdadeiros MARGINAIS, BANDIDOS!
São os oportunistas de nosso vergonhoso e conivente silêncio!
Compreendam meus amigos, eles gastam mais dinheiro com eles mesmos do que qualquer investimento que se faça no Brasil em qualquer área todas somadas!
Pesquisem! Só com cargos de confiança são R$ 200 BI por ano! Isso é quase o dobro do que se investe em educação. Que aliás é um outro dado mentiroso pois o orçamento de R$ 112 BI da educação não fala que MUITO mais da metade é custeio!
81 senadores, 1056 deputados estaduais, 513 deputados federais, 60 mil vereadores, 5563 prefeitos com seus salários irreais e verbas milionários! Quanto isso custa?
Temos funcionários fantasmas, temos assessores vagabundos, temos uma imensa, ineficiente e burocrática máquina pública que só faz gastar o nosso dinheiro!
O que obra para o Brasil?
Poderíamos ser como qualquer país de primeiro mundo.
Suíça? Suécia? Noruega? Pagamos tanto impostos quanto eles!
Mas somos apenas essa república de abutres!
De verdade, somos o que?
Muitos de vocês cobram que devemos estar na rua. Para que? Eles estão rindo de nossas caras pois sabem que o que nos importa é festa, farra, putaria, novela e futebol.
Revolução armada! Como? Se aliando a quem para isso?
Mas ainda temos algumas ferramentas à nossa disposição e menosprezamos, ignoramos!
Somos preguiçosos até para coletar assinaturas e ir ao correio!
Por favor, quando viramos isso?
Mais de 250 mil seguidores se coletassem 10 assinaturas teríamos 2,5 milhões de assinaturas, uma verdadeira revolução através do nosso direito! Em um dia podíamos ter isso! Imagina o que poderíamos mudar se TODOS tivessem vontade?
"Eu sou brasileiro e não desisto nunca" não é para brasileiros, pois não parece isso!
Mais uma vez, segue o documento para coleta de assinaturas
https://docs.google.com/document/d/1fUjWyq9z0YVixb5ns_Vfq1uZSb6doeqvyPVMb-xHMIw/edit

Endereço para o envio das assinaturas:
Rua Republica do Libano 71 - Osasco - SP
CEP: 06013-970 - Caixa Postal 8

Para o Brasil mudar, precisamos mudar essa cultura preguiçosa e omissa! Precisamos parar de precisar que alguém faça por nós o que nós precisamos fazer!
O Brasil precisa de TODOS!

Rafael Frota Carvalho 
fontes:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/03/31/republica-de-gafanhotos-por-mary-zaidan-491684.asp


domingo, 7 de abril de 2013

Escritor de Vargem Grande é sequestrado e morto em São Luís




É com profunda tristeza que o Blog vem dar essa noticia à todos vocês.
Leia mais notícias do Baixo Parnaíba 
Jether Joran foi encontrado morto hoje (07) por volta das 8h, na Vila Kiola, zona rural de São Luis. O corpo já se encontra no IML.
Em contato com a família, todos estão sem entender o motivo desse brutal assassinato, visto que, Joran era uma pessoa amada e respeitada por todos.
Ainda hoje o corpo será translado para Vargem Grande, onde acontecerão o velório e o enterro.
A Polícia está tentando fazer o possível para capturar esses bandidos.
Fonte Inter Ligado

140 mil eleitores de 16 cidades escolhem prefeitos neste domingo Disputa ocorre porque candidaturas de eleitos em 2012 foram anuladas. Cidades com nova disputa são de 7 estados: AP, BA, MG, PR, RN, RS e SP.



Do G1

Mais de 140 mil eleitores de 16 municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo (3) para escolher novos prefeitos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seis meses depois de decidirem quem iria administrar suas cidades pelos próximos quatro anos, eles votam novamente porque os escolhidos em 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral.
As novas eleições ocorrerem em: Pedra Branca do Amapari, no Amapá; Muquém do São Francisco, na Bahia; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Joaquim Távora, no Paraná; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; e Eldorado, Coronel Macedo e Fernão, em São Paulo.
Atualmente, essas cidades estão sendo governadas interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.
saiba mais
Eleitor que não se regularizar até 25 de abril pode ter o título cancelado
Segundo a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato cujos votos tenham sido anulados receberam menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado.
Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei.
Além disso, no ano passado entrou em vigor a Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados em diversos crimes na Justiça por órgão colegiado ou que tiveram contas rejeitadas à frente de administrações anteriores.
Muitos candidatos concorreram em 2012 garantidos por recursos, mas, em alguns casos, a inelegibilidade acabou confirmada pela Justiça Eleitoral e a candidatura foi anulada.
Amapá
Em Pedra Branca do Amapari, eleitores escolhem entre: Genival Gemaque Santana (PR), Wilson de Souza Filho (PSB) e Elizabeth Pelaes dos Santos (PTN).
Bahia
Os eleitores de Muquém do São Francisco decidem entre Márcio Cesare Rodrigues Mariano (PP) e Evandro dos Santos Guimarães (PT).
Minas Gerais
Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a disputa é entre Marcos Roberto Tibães (PT), Paulo Célio de Almeida Hugo (PSDB) e Ragosino Ferreira de Araújo (PTC).
Na cidade de Cachoeira Dourada, situada no Triângulo Mineiro, disputam Ciro Otaviano Soares (PT) e José Marcio Storti (PTB).
Em Biquinhas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, os candidatos são: Carlos Alberto Rodrigues Pereira (PR) e Cleiton Alexandre da Silva (PSDB).
São João do Paraíso, localizado no sudoeste de Minas, também tem dois candidatos: Antônio de Oliveira Pinto (PSDB) e Antônio Caroba da Silva (PT).
Paraná
A nova eleição em Joaquim Távora, no Paraná, conta com os seguintes candidatos: Gelson Mansur Nassar (PSDB) e Emílio Calil Neto (DEM).
Rio Grande do Norte
Em Caiçara do Rio do Vento, disputam o novo pleito Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (DEM) e Arnaldo Aciole de Lima (PMDB).
Já em Serra do Mel, concorrem Fabio Bezerra de Oliveira (PMDB) e Francisca Rodrigues Costa (PT).
Rio Grande do Sul
Em Triunfo, concorrem Mauro Poeta (PMDB), Lino Viegas (PDT), Juvandir Pinheiro (PP) e Valdair Kuhn (PSB).
No município de Fortaleza dos Valos, os candidatos são Adair Toledo (PDT) e Janice Bock Oliveira (PP).
Na cidade de Sobradinho, concorrem Luiz Affonso Trevisan (PMDB) e Armando Mayerhofer (PP).
Disputam a nova eleição para prefeito de Tucunduva Paulo Roberto Schwerz (PMDB) e Mateus Vicente Busanello (PP).
São Paulo
Cinco candidatos concorrem em Eldorado: Dinoel Pedroso Rocha (PV), Donizete Antônio de Oliveira (PTB), Irineu da Boaventura Pedroso (PCdoB), Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) e Fernando Cláudio de Freitas (PSDB).
Em Coronel Macedo, a disputa é entre Heliton Eduardo Ferruda Veiga (PTB) e Edivaldo Neres Meira (PSDB).
Na cidade de Fernão concorrem Altemar Canelada Campos (PTB) e Adélcio Aparecido Martins (PR).

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Novas eleições ocorrem neste domingo (7) em 16 municípios de sete Estados

Imagem da urna eletrônica com a bandeira do Brasil atrás.

Ouça matéria sobre o tema.

Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados do país voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorrerão nas seguintes cidades: Pedra Branca do Amapari, no Amapá; Muquém do São Francisco, na Bahia; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Joaquim Távora, no Paraná; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; e Eldorado, Coronel Macedo e Fernão, em São Paulo.

Esses novos pleitos ocorrerão porque as eleições ocorridas em outubro do ano passado nessas cidades foram anuladas pela Justiça Eleitoral, uma vez que os candidatos que concorreram em 2012 com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos por tais candidatos, que ficaram impedidos de serem diplomados e empossados.

Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965, artigo 224), no caso de nulidade de mais de 50% dos votos, novas eleições devem ser marcadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no prazo de 20 a 40 dias a partir da decisão judicial que determinou a referida anulação. Além disso, em conformidade com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os regionais devem agendar esses pleitos para o primeiro domingo de cada mês.

Até que os novos prefeitos e vices eleitos assumam suas funções, as prefeituras desses municípios estão sendo comandadas pelos presidentes das respectivas câmaras de vereadores.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

CASAS INVADIDAS EM ARAIOSES


       

Casas construídas com recursos federais através do Programa "Minha Casa, Minha Vida", que deveriam ter sido entregues no ano de 2012 a pessoas de baixa renda foram invadidas na manhã de hoje (03) do corrente por pessoas que não tem nenhuma inscrição neste projeto.   Acontece que as casas foram construídas por uma empresa terceirizada contratada pela Caixa Econômica Federal, estas quando prontas apresentavam problemas estruturais graves e a gestora da época Luciana Trinta se recusou a recebê-las por duas vezes e através de sua assessoria jurídica encaminhou uma ação ao Poder Judiciário do Município expondo os motivos do não recebimento das casas, casas estas que possuem famílias cadastradas e cadastro de reserva.



         A fiscal Srª Ivonete inclusive já registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e irá acionar também o Ministério Publico, pois segundo ela as famílias inscritas tiveram a intenção de se apropriar das casas, mas o MP lhe disse que se assim o fizessem a Policia Federal os tirariam de lá e esta  questiona  se as famílias inscritas não podiam se instalar nas casas, por que que estas pessoas estão invadindo e o que lhe foi  dito é que a ordem de invasão das casas partiu do pai da atual gestora. O irônico é que  ao mesmo tempo que as casas eram invadidas  acontecia uma reintegração de posse de um terreno pertencente ao governo municipal e  que parte das pessoas que invadiram as casas eram as mesma que estavam tendo suas casas demolidas e seus plantios destruídos.
          Aguarde que o  ITAMAGU tem revelações a fazer sobre a reintegração de posse e essa invasão suspeita.   
Fonte ITAMAGU

terça-feira, 2 de abril de 2013

Prefeitos têm até hoje para prestar contas referentes ao ano de 2012

Contadora de diversos municípios realiza prestação de contas com antecedência no TCE-MA (Marcus Saldanha/O IMP/D.APRESS)
Contadora de diversos municípios realiza
prestação de contas com antecedência no TCE-MA



Hoje é o último dia para a entrega de contas referentes a 2012 no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim como ano passado a entrega está senso feito através da forma digital por meio de um pen drive ou cd, e o horário de entrega foi estendido desde ontem até às 18h. O não cumprimento do prazo acarreta punições para gestor e principalmente município.
Multa de 2 a 4 mil reais para o gestor municipal, 1 a 2 mil reais para presidente de câmara municipal e outros órgãos; entrada na lista de inadimplentes tornando o gestor inelegível e principalmente, o município que fica impedido de celebrar convênios e receber repasses\transferências institucionais. Ou seja, o município fica paralisado caso não faça até hoje a prestação de contas no TCE.

Desde o ano passado as contas estão tramitando no TCE de forma digital o que dá maior transparência, agilidade e possibilita mais fiscalizações: “A agilidade na análise foi incrível. Já tenho equipes batendo metas de análise.”, comemora o gestor de Unidade de Contas do Governo, Bruno Almeida. A previsão é que em no máximo dois anos a prestação de contas seja feita online: “A prestação ainda tem que ser entregue em pen drive. O futuro é o SAE (Sistema de Auditoria Eletrônica). Temos uma consultoria trabalhando a três anos nesse projeto que já está em fase de testes.”, revela Bruno.

Com a digitalização a equipe de auditoria do TCE fica com mais tempo disponível para visitar vários municípios. Em 2012 foram nove municípios de pequeno porte, além dos 22 com mais de 50 mil habitantes fiscalizados in loco. Outra vantagem da digitalização é que fica mais fácil cumprir alei de acesso a informação, já que qualquer pessoa munida de um DVD pode solicitar informações de contas eletrônicas.
Uma novidade no TCE é a Portaria n. 15\03 que disciplina o teletrabalho no TCE onde o auditor poderá trabalhar em casa analisando as contas: “Produtividade, agilidade e economia para o TCE. Hoje temos 15 casos em experiência”, explica Bruno.
Quanto ao armazenamento de dados, O TCE hoje já conta com servidores poderosos para armazenar todas as informações que eram entregues em papel e se acumulavam em salas e arquivos da instituição. “Facilitou muito. Já era tempo do TCE se atualizar. Facilita tanto o nosso trabalho como a análise do TCE.”, avalia Darlene Costa Mendes, contadora dos municípios de Lago do Junco, Fortuna, Nina Rodrigues e Zé Doca que estava fazenda a entrega das contas um dia antes do prazo final.

Vale lembrar que o TCE é um ente de controle externo e que é muito importante o gestor instituído em cargo público instaurar um controle interno em seu município ou órgão administrado que é a antecipação do controle externo para evitar problemas com as contas públicas.

Esquema de trabalho 

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão está executando um esquema especial de trabalho para entrega, por parte dos gestores públicos Cerca de 100 servidores da Unidade Técnica de Contas de Governo, Unidade Técnica de Contas de Gestão, Unidade Técnica de Fiscalização, Gabinete de Segurança, além do próprio Protocolo estão engajados participando do esquema de trabalho. 
Até o meio-dia de ontem, 35 prefeitos, 31 presidentes de Câmaras Municipais e 55 órgãos da administração estadual tinham encaminhado suas prestações de contas ao Tribunal. 

O gestor que não encaminhar ao TCE a prestação de contas até às 18h de hoje está sujeito a diversas sanções, dentre elas pagamento de multa, acionamento por parte do Ministério Público Estadual e inclusão do seu nome na chamada lista de inadimplentes, que será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), órgão que poderá tornar-lhe inelegível. 

A referida lista, de acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro Edmar Cutrim, estará pronta até o fim da primeira quinzena deste mês. 
Seguindo o que determina as Decisões Normativas nº 19 e nº 20, que alteraram a forma de apresentação dos arquivos digitais, as prestações de contas devem ser apresentadas somente no dispositivo móvel conhecido como Pendrive, devendo obrigatoriamente os arquivos estar disponíveis no formato PDF Pesquisável. 

Para esclarecer quaisquer dúvidas quanto à organização e entrega do material ao TCE, foi disponibilizado, no site do Tribunal (www.tce.ma.gov.br), um serviço destinado a esclarecer as dúvidas mais frequentes relativas às prestações de contas em formato digital. Para ter acesso, basta entrar na página do Tribunal e clicar na sigla FAQ (na aba Acesso Rápido, à direita). Ali, estão disponíveis informações sobre as Instruções Normativas relativas às prestações de contas, modelos de ofícios e declarações de responsabilidade e ainda as perguntas e respostas mais comuns.
O IMPARCIAL