sexta-feira, 16 de março de 2018

Em água Doce- Ma Secretarias de Educação, Saúde, ACSs e Agentes de Combate a Endemias Realizaram a semana de conscientização e combate à Dengue.


A dengue é uma doença causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública em nosso município e no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.
Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.


Pensando nisso a Secretaria Municipal da Saúde, ACSs, Agentes de combate a Endemias  de Água Doce em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana palestras nas escolas municipais, com veiculação de imagens e distribuição de folders para alertar sobre os perigos dessa doença, e sobre as principais formas de prevenção a proliferação do mosquito.

Segundo a Sec. da Saúde do município de Água Doce, Thaline Dias, “O combate ao mosquito transmissor da dengue deve ser uma preocupação diária tanto dos órgãos públicos como de toda a população. Por isso, orientamos que as pessoas façam vistorias periódicas nos seus quintais, mantendo suas casas livres do mosquito Aedes aegypti e denunciando às autoridades de saúde locais que possam servir de criadouro para os mesmos.’’

A Secretária Municipal de Educação, Rosaria Dias, ressaltou a necessidade das Secretarias de Saúde e de Educação andarem sempre juntas e unirem esforços para o enfrentamento do mosquito que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “É muito importante que cada pessoa reserve 10 minutinhos da semana para fazer uma inspeção e tirar os focos de dentro de casa”. Rosaria lembrou de um cartaz que ela encontrou na escola, com a frase “Se está tranquilo para o mosquito, está favorável para as doenças”, completou.

Durante toda semana aconteceram visitas domiciliares, com agentes de combates a endemias, ACSs e enfermeira Joyce Albuquerque.

As principais orientações foram:

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda.

Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo.

Mantenha lixeiras tampadas.

Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água.

Plantas como Bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

Mantenha ralos fechados e desentupidos.

Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana.

Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados.

Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário.

Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.



Logo após uma breve apresentação que aconteceu nas escolas da sede, todos os alunos sairão em uma caminha pelas principais ruas da cidade.

                                           Secretaria de Saúde: Thaline Dias 
                 
                                        Secretaria de Educação: Rosária Dias

                              Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão 

                                             ( O futuro Começa Agora!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário