terça-feira, 13 de março de 2018

Prefeitura realiza avaliação nutricional de estudantes da rede municipal de ensino


A Prefeitura de Água Doce- Ma, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a avaliação nutricional de estudantes nas escolas da rede municipal. A avaliação é fundamental no diagnóstico de desenvolvimento das crianças, identificando casos de excesso ou de baixo peso. Com os resultados, será possível construir um cardápio para que os estudantes possam consumir os nutrientes que mais precisam e, assim, obter um bom rendimento na escola.



O secretária de Educação, Rosária Dias , destacou o compromisso da gestão da prefeita Thalita Dias em atender a resolução do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos estudantes da educação básica, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). "A vigilância nutricional dos estudantes, realizada nas nossas escolas, é uma estratégia apresentada pela gestão da prefeita Thalita Dias, para embasar as novas políticas públicas em relação aos cuidados alimentares e nutricionais das crianças, auxiliando em uma merenda escolar balanceada para suprir a necessidade nutricional e garantir o desenvolvimento adequado", disse Rosária Dias.


A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Marina Pereira Cardoso, recebeu na manha desta terça-feira 13/03  a visita das nutricionistas da Semed para a coleta de dados. A nutricionista reforçou a importância da nutrição adequada para o bom desempenho escolar. "Já é cientificamente comprovado que a má alimentação prejudica os estudos da criança. Crianças mal alimentadas não conseguem desenvolver o seu lado cognitivo devidamente", destacou.
Nutricionista Thalita Coelho Aragão 

De acordo com a nutricionista da equipe da Semed, Thalita Coelho Aragão, a pesquisa vai identificar se a criança está com sobrepeso, obesidade ou baixo peso. "Com a avaliação, vamos ter como resultado qual o estado nutricional que a criança se encontra. A partir desses resultados, poderemos adaptar o cardápio de modo a garantir que os estudantes consumam todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento e, por consequência, ao bom rendimento escolar", explicou.
É com base na avaliação nutricional que o cardápio da rede municipal é feito ou adaptado ano após ano para suprir as necessidades diárias de nutrientes dos estudantes. Ele determina o quantitativo de calorias, carboidratos, vitaminas e sais minerais necessários para a manutenção diária do bem estar da criança, para o bom desenvolvimento psicossocial e para um bom aprendizado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário